Refis: empresários do DF veem medida como uma ‘linha de salvação’ diante da crise

A perspectiva de aprovação, ainda esta semana, do programa de refinanciamento de dívidas tributárias para empresas, o chamado Refis, anima o empresariado. O texto final da medida provisória enviada ao Congresso dará ao empresariado descontos de até 70% nas multas de impostos atrasados e permitirá parcelamento em até 175 meses, dependendo das condições de pagamento.

A Associação Comercial do DF (ACDF) é uma das entidades que representam o setor e defende veementemente a medida como uma linha de salvação para empresas. No início do ano, ela estimou que mais de 15 mil empresas fecharam as portas em 2016, entre processos iniciados em anos anteriores ou no mesmo ano.

 

“O Refis é importante em todos os sentidos. As dificuldades nas vendas, um problema de todas as empresas, o pagamento de funcionários, energia e outros custos torna difícil arcar com todos os tributos”, defende o presidente da ACDF, Cleber Pires. Ele disse ser impossível precisar quantas empresas da cidade serão diretamente beneficiadas pelo programa, mas garantiu que são “milhares”.

“É constrangedor para o empresário puxar uma certidão negativa e ter uma restrição. Nenhuma pessoa de bem vai estar com dinheiro guardado e ainda assim dever o estado. Então vai ser uma oportunidade de sair da dificuldade e retomar o crescimento do País”, prossegue Pires.

O projeto é a menina-dos-olhos da equipe econômica do Governo Temer, encabeçada pelo ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Sob a mesma justificativa de “desenvolver o País”, eles defendem o perdão de parte das dívidas dos empreendedores para estimular geração de empregos e aquecimento do mercado.

Economistas de todas as esferas criticam a medida, pois significaria perdoar dívidas de empreendedores ao mesmo tempo que a carga tributária do cidadão cresce consideravelmente. Mesmo assim, o Governo Federal banca a proposta e deve conseguir sua aprovação.

 

Fonte: www.jornaldebrasilia.com.br/cidades/refis-empresarios-do-df-veem-medida-como-uma-linha-de-salvacao-diante-da-crise/

Posted in: