Facilidades e praticidade do BPO Fiscal e outras soluções

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o SPED Fiscal são ferramentas implantadas pelo governo que buscam substituir o antigo documento emitido em papel visando, dentre outros, facilitar o trabalho do fisco e melhorar a arrecadação de impostos. Ela faz parte de um projeto maior, que é o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).

Não apenas os órgãos fiscais foram impactados por essa mudança, mas também as empresas que tiveram de modificar sua rotina e encontrar novas soluções para se adequar a essa realidade.

Nesse artigo discutiremos um pouco sobre os principais aspectos do SPED Fiscal e da NFe, e sobre alternativas que possibilitem trabalhar com eles de maneira mais econômica e prática.

Mudanças na rotina empresarial

O SPED Fiscal e a NF-e trouxeram consigo a necessidade em empresas de readequar seus processos. A equipe deve ser treinada com relação a prazos, uso do sistema operacional responsável, deve se atentar em adquirir e acompanhar a validade do certificado digital, a melhor maneira de se guardar esses arquivos, dentre outros.

Também alguns termos e classificações passaram a ser incorporados com mais intensidade à rotina da empresa, devido a obrigatoriedade dessas informações constarem no documento emitido, como o código de situação tributária (CST), NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), dentre outros, precisando-se haver um maior diálogo com a contabilidade.

Também surge nesse contexto a necessidade de uma adequação do software usado pela companhia para atender ao layout estabelecido pelo fisco e dar suporte a outras exigências que surgiram, como o envio de informações através do SPED Fiscal.

SPED Fiscal e Nota Fiscal Eletrônica: uma evolução contínua

As mudanças ocorridas com o advento do SPED Fiscal e da NF-e não se limitaram a fase de implantação, os próprios layouts sofreram modificações, várias versões foram surgindo, bem como outros tipos de documentos fiscais que antes eram impressos em papel passaram a ser substituídos por documentos eletrônicos como, por exemplo, o Conhecimento de Transportes Eletrônicos (CT-e), Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Exemplo disso temos a recente obrigatoriedade de algumas empresas preencherem o bloco K no SPED Fiscal, o qual exige informações detalhadas, tornando esse bloco mais complexo e trabalhoso para se trabalhar. Dessa forma, as organizações deveriam buscar por soluções que pudessem acompanhar toda essa dinâmica que envolve o projeto SPED.

O que é o BPO Fiscal?

O BPO Fiscal visa automatizar todo processo fiscal da empresa, dando maior agilidade e reduzindo custo operacional das empresas, com ferramentas inteligentes e pessoal capacitado a NFe do Brasil busca facilitar o controle relacionado às rotinas ligadas ao SPED Fiscal.

Economia e praticidade nos processos que envolvem o SPED Fiscal

Dentre os benefícios trazidos com a implantação do BPO Fiscal da NF-e do Brasil podemos citar:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos em soluções;
  • Maior integração entre diferentes setores;
  • Melhor eficiência na aplicação de recursos e com os custos operacionais;
  • Maior controle quanto a prazos relacionados às obrigações fiscais, minimizando risco fiscal e com multas;
  • Informações centralizadas, o que repercute positivamente na eficiência do controle interno.

Dentre os serviços que o BPO Fiscal da NFe disponibiliza, pode-se citar:

  • Emissão e recebimento de notas fiscais eletrônicas de produtos;
  • Emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviço;
  • Recepção de Nota fiscal de serviço;
  • Notas fiscais emitidas em formulário contínuo e em bloco de notas;
  • Confecção de livros fiscais;
  • Escrituração fiscal digital;
  • Escrituração fiscal digital do PIS/COFINS;
  • Escrituração Contábil Digital;
  • Auditoria de informações;
  • Validação de dados e consistência.

A empresa que busca praticidade em seu cotidiano no trabalho com a NFe tem no BPO Fiscal uma poderosa ferramenta para otimizar seus processos e enxugar seus custos, auxiliando a evitar possíveis problemas futuros com o fisco. Além de todos os benefícios oferecidos pelo sistema, a empresa conta ainda com uma equipe altamente qualificada para dar suporte.

Entre agora em contato conosco e saiba como nosso sistema poderá auxiliar sua empresa nas questões relacionadas ao SPED Fiscal.