Mudança no ICMS abre mercado para a NFe do Brasil junto ao comércio eletrônico

Se a legislação do ICMS mudou e, ao que parece, não há a sinalização de uma flexibilização com relação à cobrança do tributo – com parte recolhido no estado de origem e parte no de destino, a NFe do Brasil, uma empresa do grupo Globalweb, joga suas fichas para incrementar a carteira de clientes com os portais de comércio eletrônico. A companhia possui um software, o NFe Place, que executa automaticamente os cálculos de tributação.

“Acreditamos que a nova regra do ICMS pode vir a ser mudada com a pressão do mercado, até porque esse é um imposto que exige o pagamento imediato, antes mesmo do recebimento do valor da mercadoria. Muitos clientes não estão fazendo esse recolhimento e vai existir a cobrança”, pondera Marco Zanini, COO da NFe do Brasil, em entrevista ao portal Convergência Digital. Segundo o executivo, muitos portais de comércio eletrônico estão, nesse momento, avaliando se vale a pena customizar o ERP com um novo módulo para o ICMS ou adquirir uma ferramenta no mercado para essa especificação.

“Os grandes portais, como o Submarino, certamente vão ter que contratar a customização do ERP e vão pagar por isso. Mas para os portais que emitem cerca de 100, 200 notas por dia, esse processo é caro. É nesse grupo que aposto ganhar mercado com o NFe Place. A cobrança é transacional e toda a operação acontece na nuvem”, salienta Zanini. Expectativa da NFe do Brasil é aumentar em até 30% a receita com a comercialização do Nfe Place em 2016.

Para o COO da Nfe Brasil, a mudança do ICMS obrigará aos portais de comércio eletrônico a investir mais tecnologia. “Até então eles eram muito fechados. A emissão da Nfe normal até é bastante simples. Mas esse novo processo tributário é mais complexo”, diz. O software Nfe Place está disponível no portal da Nfe do Brasil – http://www.nfedobrasil.com.br. A contratação é simples e pode ser feita 100% online. Mas há ainda a possibilidade, como explica Zanini, de uma visita técnica dos especialistas da empresa para facilitar a integração da nuvem aos sistemas de TI.

Fonte: Convergência Digital.

Posted in: