Última semana para o acerto de contas com o leão

Faltam sete dias para o término do prazo da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2015. Segundo a Receita Federal do Brasil, até ontem, mais de 14.246.371 declarações foram recebidas, das 27,5 milhões esperadas.

Quem enviar a DIRPF após a data-limite, 30 de abril, paga multa, que começa em R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto devido.

De acordo com a RFB, há capacidade para o recebimento de um grande volume de declarações nos últimos dias, porém, a orientação é que o contribuinte não deixe para cumprir a obrigação acessória na última hora. “É prudência, pois imprevistos podem acontecer”, destaca o presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior.

A primeira parcela de pagamento do imposto vence no próprio dia 30, sob pena de multa e juros por atraso. O débito pode ser pago em até oito vezes, desde que a mensalidade não seja inferior a R$ 50 reais. A primeira cota vence em 1º de maio e as outras devem ser pagas até o último dia útil dos meses seguintes.  Todas terão acréscimo de 1% ao mês e ainda juros simples calculados sobre a taxa Selic, que atualmente está em 12,75% ao ano.

Confira algumas dicas sobre o correto preenchimento da declaração no Portal de Notícias do SESCON-SP: noticias.sescon.org.br.

 

Fonte: Área de Conteúdo SESCON-SP

 

Posted in: