O eSocial já é realidade

O Mercado está inundado de avisos, informações, perguntas e respostas, o Governo alterando e incluindo algumas das obrigações previstas para o eSocial; prorrogou datas, entre outros. Mas e o RH?

Bem o RH é o setor mais preocupado em todas as empresas de qualquer porte, de qualquer ramo de atividade ou característica jurídica; é o setor mais solicitado a dar informações e explicações internas, e junto com a Contabilidade da empresa que já vive o “SPED” faz algum tempo, de quais serão as obrigações e “consequências” desse novo tempo que está chegando.

As empresas em sua maioria ainda não se conscientizaram de que, não é só o RH que terá uma “obrigação a mais”; na verdade a Gestão da Empresa vai ser impactada em toda a sua forma de gerenciar. Inclusive vamos falar, no próximo dia 12/02, em São José do Rio Preto/SP, sobre o tema, em palestra promovida pela Ahgora Sistemas de Florianópolis/SC.

Os Gerentes, Líderes ou qualquer profissional que tenha autoridade, terá que se reciclar e entender como suas ações poderão impactar na relação Empresa / Empregado / Governo, (Receita / Previdência / Trabalhista – Fiscalização / Sindicato / FGTS / etc.).

O Jurídico terá que rever suas interpretações sobre algumas incidências em determinadas verbas, ou mantê-las sob liminares pois a tabela de Rubricas do eSocial vai comparar as incidências consideradas para cada verba da Folha de Pagamento da sua empresa.

Um líder não poderá simplesmente mudar um funcionário de setor, sem antes comunicar RH, Medicina e Segurança do Trabalho, para que todas as necessidades do novo posto de trabalho sejam analisadas e EPI´s adequados à função, exames médicos, etc., sejam feitos; enfim a GESTÃO DEVE MUDAR, e junto com ela práticas informais; Resumindo: a empresa deve mudar e/ou seus conceitos de gestão!

 

Fonte: Jornal Contábil

Posted in: