Governo passa a exigir das empresas inclusão do e-Social

No último dia 6 de janeiro, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) assinou um acordo para a criação e implantação do Acordo de Cooperação Técnica de instituição do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, assinado pelo ministro do emprego, Manoel Dias.   O e-Social, é um projeto do Governo Federal que passa a unificar o envio das informações sobre os colaboradores, como cadastramentos, vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT), Aviso Prévio, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Imposto de Renda.  Segundo o engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, Marcos Antônio Franco, diretor da empresa F4 Assessoria Segurança e Sustentabilidade, que completou 12 anos de atuação no mercado, esse novo sistema permitirá a distribuição das informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais de forma unificada. “A partir deste ano, além dos serviços já prestados pela F4, iremos prestar também o serviço e treinamento do eSocial, que linca o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho e a Receita Federal. Isso vai agregando a oportunidade de repassar todas as informações necessárias de uma só vez, e com essa nova obrigatoriedade passaremos a oferecer aos clientes esse serviço, lembrando que será uma exigência do Governo Federal”, explicou.  Segundo o MTE, o sistema será composto por escrituração digital e armazenamento de ocorrências trabalhistas, previdenciárias e fiscais em um só canal, em nível nacional. “Também está prevista a geração, transmissão, recepção e validação da escrituração, além de distribuição e download de arquivos e eventos do e-Social. A expectativa é de que, nos próximos dias, seja publicada Portaria Interministerial assinada pelos órgãos representados no acordo: Receita Federal, Conselho Curador do FGTS, Caixa Econômica Federal, Ministério da Previdência Social e INSS”, acrescentou.

A empresa – A F4 está no mercado há 12 anos, atuando na área de Segurança de Trabalho, Higiene Ocupacional e Sustentabilidade. Devido à qualidade e organização dos serviços prestados, o grupo expandiu também para outros Estados, atualmente na Bahia, Mato Grosso, Goiás e, claro, todo o Estado de Minas Gerais. Focada nas atividades rotineiras das empresas, como riscos ambientais, seja na área de segurança do trabalho como meio ambiente, desenvolve várias diretrizes nessa área de atuação como na engenharia ou na área ambiental, essa atuação é fundamentada na habilidade específica de cada empresa.

Serviços prestados – A assessoria é especializada em cursos e treinamentos, como: admissional, segurança do trabalho, brigada de incêndio prático e teórico, brigada florestal e de emergência, Cipa, EPI, Mapeamento de riscos ambientais, ergometria, prevenção de riscos de segurança e ambiental, projetos, auditorias e inspeção, investigação de acidente, mapa de risco, NR10, NR 32, PCA, e ainda segurança de trânsito, dentre outros inúmeros serviços prestados.

Equipe – A equipe especializada é formada por Engenheiros de Segurança do Trabalho, Engenheiros Eletricistas, Gestores Ambientais, Ergonomistas, Fonoaudiólogos, Higienistas Ocupacionais e Técnicos de Segurança do Trabalho. “Cada empresa tem uma necessidade e uma particularidade necessitada. Através de orientações, recomendações e indicações sempre consolidadas para a tomada de decisões dos clientes. Os serviços são executados pelos profissionais buscando o equilíbrio e a normatização sempre com trabalhos diferenciados e específico, podendo ser claro e eficiente na transferência de informações e conhecimentos e esse é o nosso desafio: inovar e motivar”, completou. “Para conhecer os nossos serviços basta entrar em contato através do site http://f4assessoria. com.br/ que a nossa equipe elaborará o melhor orçamento e planejamento de acordo com a empresa”, finalizou o diretor.

 

Fonte: Jornal de Uberaba

Posted in: