As empresas devem se preparar para as demandas fiscais de 2013

Faltam pouco mais de dois meses para terminar o ano e as empresas devem começar a fazer o planejamento tributário para 2013, recomenda Carlos Angelini, consultor tributário da H2A Soluções Corporativas.

O executivo chama a atenção para as novas normas que serão divulgadas pelo governo e aponta a importância da participação em encontros tributários para obter informações sobre as novas demandas fiscais.

“As mudanças que merecem cuidados e atenção especial são as declarações eletrônicas, é importante muita organização para que a companhia não seja afetada”, afirma.

Segundo ele, é importante que as empresas tenham um planejamento tributário para gerenciamento de seus tributos que efetivamente são incorporados em sua atividade pela legislação visando reduzir a carga tributária.

Um requisito indispensável é fazer um levantamento para identificar riscos e oportunidades fiscais, acrescenta Angelini, para quem as empresas continuam cometendo erros relacionados às obrigações fiscais.

No mercado, existem soluções eficazes que auxiliam as empresas no planejamento tributário, para evitar erros e o pagamento de multas.

“Ter qualidade na informação prestada ao Fisco e mudança cultural na forma de trabalho; sistemas bem mapeados, integrados, parametrizados de forma a dar informações corretas sobre toda a operação da empresa. Além disso, ter recursos e especialistas treinados nas questões tributárias.
Com essas ações evitam-se as famosas multas por erros cometidos no preenchimento da obrigação fiscal, que atualmente são 100% eletrônicas”, finaliza.

Fonte: TI Inside

Posted in:

Deixe uma resposta