Prazo para transmissão da DIPJ 2012 vence na sexta-feira, 29

Faltam apenas quatro dias para terminar o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (DIPJ) 2012, referente ao ano-calendário 2011, obrigatória para todas as empresas, exceto as que fazem parte do Simples Nacional.

A declaração deve ser feita pela página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br), após  download do programa DIPJ 2012.
Especialista em gestão tributária-fiscal da Alterdata, empresa de software contábil, Mauro Moraes, alerta que o advento da escrituração digital permitiu um maior controle do Governo.

“O contribuinte deve ter um cuidado especial ao fazer esta declaração, pois não podemos esquecer que o projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) está em pleno funcionamento. Logo, é de se esperar um cruzamento de informações bastante eficiente por parte da Receita Federal”, diz.

Eventuais inconsistências na declaração podem trazer como consequência ao empresário penalidades ocasionais sobre as informações prestadas.
Vale lembrar que quem atrasa a entrega da declaração está sujeito a multas que variam de 2% a 20%.

Além disso, será cobrada uma multa no valor de R$ 20,00 para cada grupo de dez informações incorretas ou omitidas.

As empresas também devem ficar atentas, pois a assinatura digital, através da utilização de certificado digital válido, é obrigatória para a transmissão da declaração.

Fonte: TI Inside

Posted in:

Deixe uma resposta