Mais contribuintes utilizaram o e-CPF para enviar declaração de IR

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) terminou em abril, mas os contribuintes podem acompanhar pela internet o processamento dos dados pela Receita Federal.

O procedimento fica mais fácil para quem dispõem certificado digital (e-CPF), informa a Serasa Experian. Basta entrar no serviço e-CAC (central de atendimento virtual), da Receita Federal, sem a necessidade de geração de códigos de acesso.

De acordo com a Receita Federal, pouco mais de 22 mil declarações foram enviadas com certificado digital padrão ICP-Brasil, o que representa um crescimento de 60% em comparação ao exercício de 2009.

Para Rodrigo Bassan Mazocato, do Escritório Contábil Mazocato, a explicação para esse aumento é a disseminação da tecnologia e o nível de informação das pessoas.

“A certificação digital vem sendo difundida cada vez mais no Brasil, e naturalmente as pessoas passam a conhecer melhor os seus benefícios. Por isso, a adesão a essa tecnologia tem aumentado cada vez mais”, afirma.

Com o portal e-CAC e essa nova facilidade proporcionada pela Receita Federal, os contribuintes que utilizam o certificado digital conseguem “monitorar” a sua declaração de Imposto de Renda.

Os contribuintes podem consultar, retificar e acompanhar todo o processo de sua declaração com mais comodidade, menos burocracia e total segurança.

Outra vantagem é a possibilidade de comprovar e se certificar do pagamento e baixa das cotas com agilidade e facilidade, acrescenta Mazocato.
O contribuinte que tem um e-CPF pode utilizá-lo como sua identidade digital no e-CAC, com toda a segurança e praticidade, não só para consultar o seu extrato de declaração do Imposto de Renda, como para uma série de serviços que estão disponíveis nesse canal, explica Igor Ramos Rocha, presidente de negócios de Identidade Digital da Serasa Experian.

Conforme notícias divulgadas pela Receita Federal, o acesso identificado com validade jurídica proporcionado pelo certificado digital ICP-Brasil permitiu que fossem incluídos no e-CAC uma série de serviços, tornando assim o atendimento mais rápido e confortável para os contribuintes.

Fonte: TI Inside

Posted in:

Deixe uma resposta