Prazo para entrega da DASN é cumprido por 89% das empresas

O prazo de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) venceu na sexta-feira, 20, e foi cumprido por mais de 3,4 milhões de micro e pequenas empresas enquadradas no regime tributário.

O número corresponde a 89,42% dos 3,8 milhões de negócios incluídos na lista de obrigatoriedade de cumprimento da exigência, conforme balanço divulgado pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).

“O resultado foi superior ao registrado no ano anterior, quando 85,85% das empresas enviaram a DASN até a data limite”, explicou Silas Santiago, secretário executivo do CGSN.

A multa mínima para os empresários que não cumpriram o prazo é de R$ 200,00. Entretanto, esta é a última vez que as empresas do Simples Nacional precisam entregar a DASN.

O fim da obrigação foi instituído pela Lei Complementar 139/11 que, entre outras medidas, ampliou a receita bruta anual das empresas desse sistema especial de tributação.

Atualmente, o Simples Nacional conta com mais de 6,2 milhões de negócios, dos quais cerca de 2,3 milhões são Empreendedores Individuais (EI).
Para os negócios enquadrados nesta categoria, o prazo de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) termina no dia 31 de maio.

Fonte: TI Inside

Posted in:

Deixe uma resposta