Ferramenta disponível na internet orienta contribuintes sobre declaração

Os contribuintes que estão preocupados com a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) encontram no mercado soluções desenvolvidas para auxiliar na prestação de contas ao “Leão”.

Uma das ferramentas lançadas é o Wiki IR, que foi desenvolvida pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) em parceria com o Sescap-PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e Assessoramento do Paraná).

Disponível na internet (www.wikiir.com.br) e com um banco de dados de mais de 3 mil perguntas e respostas sobre a legislação do IRPF, a ferramenta esclarece dúvidas sobre a declaração, fornece informações e auxilia o contribuinte no seu preenchimento correto.

Além da busca de informações por palavra-chave, o Wiki IR possibilita o envio de dúvidas que serão analisadas e respondidas pelos técnicos e tributaristas do IBPT e Sescap-PR.

“Novas perguntas e suas respectivas respostas serão automaticamente acrescidas ao banco de dados, de forma que outras pessoas também possam consultá-lo”, afirma Gilberto Luiz do Amaral, presidente do Conselho Superior e coordenador de estudos do IBPT.

Para Amaral, o Wiki IR é uma poderosa fonte de consulta para contribuintes, acadêmicos, imprensa e até mesmo  para os cidadãos que desejam confirmar a isenção da obrigação junto à Receita Federal.

Diariamente, o site mostrará uma lista com os dez assuntos mais consultados, além do ranking com as dúvidas mais inusitadas enviadas pelos contribuintes.

O serviço permite o download do programa da Receita Federal para entrega da declaração, contém glossário com os termos relacionados ao tema e permite a realização de pesquisa das dúvidas por categorias, bem como o acesso direto aos sites do Impostômetro e Lupa no Imposto, ferramentas desenvolvidas pelo IBPT para acompanhamento da arrecadação tributária e carga de tributos incidentes sobre produtos e serviços.

A partir de 1º de maio de 2012, estarão disponíveis no Wiki IR  informações, perguntas e respostas sobre o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

Fonte: TI Inside

Posted in:

Deixe uma resposta