Sistema que permite registro de operações via internet entra em vigor

O Novoex, novo módulo do Siscomex Exportação Web que permite o registro das operações de comércio exterior por meio da internet, entra em operação nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, informa a Agência Brasil.

O sistema, que substitui o Siscomex Exportação, que vinha sendo utilizado desde 1993, permite que os usuários façam a gravação dos Registros de Exportação (REs) e dos Registros de Crédito (RCs).

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Novoex pode ser acessado pela internet, sem a necessidade de instalação de programas adicionais nos computadores dos usuários.

Entre as suas funcionalidades, destacam o aproveitamento de informações de registros anteriores e a possibilidade de fazer REs por lotes, o que facilita o trabalho dos operadores e reduz o tempo das operações.

O Novoex apresenta, ainda interface mais interativa para os usuários, maior visibilidade do processo pelo exportador e pelo anuente, e permite a simulação prévia do RE.

O novo sistema também permite a totalização online dos valores e das quantidades informados pelo exportador com críticas para valores incompatíveis.

No Novoex serão efetuadas apenas as operações comerciais (RE e RC), sendo que todas as operações aduaneiras continuam a ser realizadas da mesma forma nos sistemas da Receita Federal.   A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC instalou uma central de atendimento para esclarecer os usuários sobre as mudanças.

FONTE: TI INSIDE

 

Posted in:

Deixe uma resposta