Simples Nacional tem 52 mil registros contabilizados em janeiro

Balanço divulgado na quinta-feira, 2, pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) revela que 52 mil empresas conseguiram fazer a adesão ao regime tributário em janeiro, informa a Agência Sebrae.

Essas empresas integram um grupo de 244,4 mil empreendimentos que solicitaram a entrada no sistema no mês passado. Os pedidos restantes, em sua maioria, aguardam verificação de pendências, relacionados principalmente a débitos com a União, Estados ou municípios .

“Mas ainda há a expectativa de que boa parte tenha regularizado a situação e esteja faltando apenas o processamento dos dados”, disse Silas Santiago, secretário executivo do CGSN.

O resultado da checagem deve estar pronto no dia 15 de fevereiro. Para as empresas em início de atividade, o resultado pode sair antes, dia 10. Segundo Santiago, a quantidade de solicitações de adesão ao Simples Nacional superou as expectativas CGSN, que previa 200 mil pedidos. Ele informou que o número de negócios que conseguiu entrar no sistema, em janeiro, está na média do mesmo período em anos anteriores.

A entrada no Simples Nacional ocorre sempre em janeiro de cada ano. Quem não entrou no mês passado, só terá outra oportunidade de solicitar adesão no início de 2013.

A exceção é apenas para as novas empresas, que podem se vincular ao Simples Nacional logo após a formalização.

O Simples Nacional conta atualmente com mais de 5,9 milhões de negócios. Destes, cerca de 1,9 milhão são empreendedores individuais (EI) – profissionais de 471 atividades que atuam por conta própria e têm renda bruta anual de no máximo R$ 60 mil.

FONTE: TI INSIDE

Posted in:

Deixe uma resposta