Novo prazo de cancelamento da NF-e trará transtornos às empresas

A redução do prazo para cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), de 168 horas para 24 horas, promete mudar a rotina administrativa e trazer muitos transtornos às empresas, avalia Alexandre Noviscki, executivo da H2A, especializada em soluções de TI para as áreas contábil, fiscal e tributária. De acordo com o executivo, as empresas terão que reestruturar seus procedimentos, o que pode exigir a contratação de mais profissionais e, consequentemente, aumento de custo. “Muitos serão os transtornos”, ressalta.

Para evitar problemas no processo de adequação da nova regra, o executivo da H2A sugere a criação de “um comitê para discutir o assunto, já que a mudança afetará diretamente o dia a dia das companhias”.

A nova regra passou a valer em nível nacional a partir do dia 2 de janeiro, conforme a nota técnica NT2011.007, publicada no início do mês. “O que antes já era trabalhoso, com essa mudança passou a ser muito mais. Principalmente, para as empresas que usam sistemas periféricos para mensageria de NF-e”, afirma.

Fonte: TI Inside

Posted in:

Deixe uma resposta