Livro aborda complexidade do SPED e seu impacto nas empresas

Considerado um dos temas mais complexos e controversos que rondam o meio contábil brasileiro, a cobrança de um valor correto para os honorários pagos pelos clientes é uma das abordagens do Livro “SPED no escritório contábil”, do professor Antonio Sérgio de Oliveira (R$ 49,90), lançado pela Editora Publicações Jurídicas.

O tema é bastante delicado entre os profissionais da área. Mas como fazê-lo se há no mercado uma concorrência voraz e muitas vezes desleal? Afinal, é melhor perder um cliente que paga pouco e proporciona muito trabalho, ou é preferível mantê-lo, na esperança de que este concorde em adequar o honorário à realidade dos serviços prestados por seu contador?

É fundamental que estas perguntas sejam respondidas por cada contador, visto que já faz algum tempo, sua demanda vem aumentando gradativamente com a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Tecnologia complexa, ela ainda intimida e permanece incompreensível para uma parcela considerável dos profissionais da contabilidade.

O mesmo vem ocorrendo com as empresas fornecedoras de tecnologia para a área contábil, como softwares, que se veem às voltas com o aumento dos custos gerados pelo SPED, para manter determinados clientes. A elevação dos preços e o repasse aos clientes são inevitáveis.

Em 241 páginas, o professor mostra ao leitor uma visão abrangente do SPED, mas sem desfocar da realidade de sua aplicação no dia a dia das empresas de contabilidade.

São eles revisão de processos do escritório e do cliente; disciplinando o cliente para este novo momento; cobrança de honorários justos; Escrituração Contábil Digital (ECD); Escrituração Fiscal Digital (EFD-ICMS), Escrituração Fiscal Digital (EFD-PIS/Cofins); Nota Fiscal Eletrônica (NF-e); e Sat Fiscal (cupom fiscal eletrônico).

“O SPED certamente está trazendo diversas alterações nas relações contador-cliente. É algo tão radical que podemos dizer com segurança que vai representar uma mudança de cultura na vida dos escritórios contábeis”, prevê o autor.

O professor diz que tudo vai mudar nos próximos anos e apresenta este novo cenário ao leitor, mostrando os cuidados, as providências e os riscos envolvidos na cobrança de valor justo para o serviço prestado pelos escritórios contábeis. “É a forma mais correta de fortalecer todo este setor”, salienta.

A obra é destinada aos empresários da área contábil, funcionários dos escritórios de contabilidade, trabalhadores das áreas fiscal e contábil das empresas em geral, empresas de outsourcing, auditorias e consultorias, além de estudantes de Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Tecnologia da Informação.

Os interessados podem obter a obra pela internet (www.portaldosped.com.br) ou pelos telefones 11 4418-1915 ou 9187-0318.   FONTE: TI INSIDE

Posted in:

Deixe uma resposta