Sistema de validação da EFD ficará indisponível no final de semana

A Secretaria de Fazenda do Mato Grosso informa que o sistema validador nacional dos arquivos da Escrituração Fiscal Digital (EFD) estará indisponível no final de semana.

O motivo é a realização do trabalho de manutenção técnica programada na rede de energia elétrica da Receita Federal, regional de São Paulo. Assim, o sistema ficará fora do ar das 8 horas do sábado, 10, até às 20 horas de domingo, 11.

A paralisação afetará 25 mil contribuintes do Mato Grosso incluídos na lista de obrigatoriedade de transmissão dos arquivos da EFD.
Em Pernambuco, os serviços do e-Fisco, da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e da GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) ficarão fora do ar entre 14 horas e 21 horas de domingo.

Nesse período haverá a migração de banco de dados do e-Fisco para um novo servidor, que, segundo a Secretaria da Fazenda, proporcionará o aumento de desempenho das aplicações, trazendo melhoria no atendimento aos cidadãos e órgãos do Estado.

Durante esse período o sistema NF-e estará autorizando a emissão através do Site Nacional.

A Fenacon, que integra o Grupo de Construção da Escrituração Contábil Digital (ECD) e do FCONT (Controle Fiscal Contábil de Transição), informa que solicitou à Receita Federal que não houvesse alteração nas versões do Programa Validador e Assinador (PVA) dessas duas obrigações acessórias para o ano-calendário 2011.

Em comunicado, José Jayme Moraes Junior, coordenador do SPED Contábil, garantiu que não haverá mudanças no programa. “A ECD e o FCONT para o ano-calendário 2011 não sofrerão alterações, ou seja, as versões disponíveis no site do SPED serão as mesmas utilizadas para o ano que vem (com exceção de algumas correções pontuais que possam vir a ocorrer). A ECD homologada na semana passada será utilizada, a princípio, a partir de julho de 2012, ou seja, para o ano-calendário 2012”.

Fonte: TI Inside

Posted in:

Deixe uma resposta