Registro livros contábeis pela internet cresce no Espírito Santo

O número de livros contábeis registrados pela internet cresceu no Espírito Santo. A autenticação eletrônica de livros, através da Agência Virtual, é realizada desde 2007, o que facilita o trabalho dos contabilistas, que não precisam mais comparecer a uma unidade da Receita Estadual.

Este ano, a Secretaria da Fazenda registrou a autenticação de 78,9 mil livros contábeis relativos ao exercício de 2010. No ano passado, houve 72 mil autenticações e, em 2009, 63,6 mil.

A autenticação de livros é feita geralmente no mês de abril por todos os contribuintes, com exceção dos obrigados ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que são dispensados do procedimento.

O sistema que permite a autenticação do livro contábil pelo serviço Agência Virtual foi desenvolvido pela equipe da Gerência de Tecnologia da Informação, ligada à Secretaria da Fazenda.

“Facilitou o trabalho dos contabilistas, que não precisam ir mais às agências levando vários volumes dos livros, suprimiu taxas que antes eram cobradas para a autenticação, e permitiu à Secretaria da Fazenda maior controle das operações”, explica Geraldo José Pinheiro, subgerente fiscal da Secretaria da Fazenda.

Segundo Alexandre Mota Monteiro, analista de sistema que trabalhou no desenvolvimento do projeto, antes muitas empresas fretavam veículos para levar os livros para autenticação nas agências.

Atualmente, os contabilistas apenas precisam ir a uma das agências para realizar o encerramento dos livros manuais. No ano passado, 12,9 mil livros, de 6,3 mil empresas, foram encerrados.

Fonte: TI Inside

Posted in:

Deixe uma resposta