Fisco do Tocantins alerta contribuintes sobre os prazos para entrega da EFD

A Secretaria da Fazenda do Tocantins reitera que os contribuintes obrigados à Escrituração Fiscal Digital (EFD) devem ficar atentos aos prazos estabelecidos para o cumprimento da obrigação acessória.

Os arquivos contendo dados referentes ao período de janeiro a dezembro do ano passado devem ser entregues até o dia 30 de junho. Já a EFD com informações apuradas entre janeiro e junho deste ano devem ser transmitida até 31 de julho.

“Quem não entregar os arquivos no prazo estipulado está sujeito a penalidades previstas em lei”, alerta João Herculano Júnior, diretor de Informações Econômico-Fiscais da Secretaria da Fazenda.

Parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) a EFD unifica informações fiscais de todos os contribuintes do ICMS e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e substitui a escrituração em livros fiscais no formato físico.

Incluída na agenda de obrigações acessórias do Estado há três anos, a EFD tem como principais vantagens a diminuição das obrigações fiscais e de erros nos lançamentos e menos presença da fiscalização. Herculano destaca, ainda, o fato de permitir uma contabilidade integrada com a gestão financeira da empresa.

FONTE: TI INSIDE

Deixe uma resposta