Bahia entrega códigos-fontes de sistema BI NF-e para dez Estados

Já em uso na Bahia, o sistema BI NF-e (Sistema de Inteligência de Negócios com base em Notas Fiscais Eletrônicas) poderá ser utilizado também outros Estados graças ao cumprimento do Termo de Cooperação firmado em 2009 entre a Secretaria da Fazenda e o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETICO).

O Termo de Cooperação estabelecia a entrega de todos os códigos-fontes e a documentação do sistema, desenvolvido em parceria com a Microsoft, aos Estados interessados, às demais Secretaria da Fazenda.

A entrega ocorreu durante a 40ª edição do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), realizado na semana passada, na Bahia.

Os Estados que oficialmente receberam o sistema são Acre, Maranhão, Rio Grande do Norte, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Sergipe, além do Distrito Federal, que já oficializaram a solicitação.

A ferramenta começou a ser utilizada pela Secretaria da Fazenda da Bahia em abril, para melhorar a fiscalização sobre os segmentos obrigados à emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e, consequentemente, aumentar a arrecadação do ICMS.

O prazo para o BI funcionar completamente vai depender do trabalho de adaptação de cada Estado, pois é de responsabilidade de cada um a instalação do aplicativo e a integração com o banco de dados, fazendo a conexão desse sistema com a base de dados de NF-e e o respectivo cadastro de contribuintes, que cada secretaria já possui.

Fonte: TI Inside

Posted in:

Deixe uma resposta