Mais de 15 mil empresas capixabas já emitem a NF-e

Mais um grupo de empresas do Espírito Santo entrará para a lista dos obrigados a emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Elas atuam no ramo jornais, revistas e livros, conforme determina o Protocolo ICMS 7, de 2011.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Fazenda, o Esta conta, atualmente, com 15 mil emissores da NF-e. As vantagens são maior agilidade no lançamento das informações, menor ocorrência de erros, redução de custos para o contribuinte e rapidez na apuração do pagamento de impostos, entre outras.

A Secretaria de Fazenda informa que as empresas credenciadas para emissão da NF-e em produção podem continuar a emitir o documento como teste quando houver dúvidas em relação a algum procedimento.

Uma vez esclarecidas as dúvidas, a nota poderá ser emitida em produção.

De acordo com Deuber Luiz Vescovi de Oliveira, auditor fiscal responsável pelo setor de Nota Fiscal Eletrônica da Secretaria de Estado da Fazenda, os contribuintes normalmente encaminham questionamentos ao departamento que poderiam ser solucionados no próprio ambiente da empresa, com a emissão da NF-e como teste.

As empresas que utilizam o programa emissor gratuito deverão ter a versão de teste baixada no computador. Já as que usam emissor próprio deverão identificar com o desenvolvedor do sistema como acessar o ambiente de teste.

Fonte: TI Inside

Posted in:

Deixe uma resposta