Entidades sindicais poderão acessar CNES com certificado digital

As entidades sindicais, que incluem sindicatos, federações e confederações, poderão, se desejarem, acessar o CNES (Cadastro Nacional de Entidades Sindicais) com ouso da certificação digital.

Atualmente, 14.344 entidades estão registradas no CNES, das quais a maioria (9.884) representa os trabalhadores, enquanto os 4.460 restantes são ligados aos empregadores.

Para permitir o acesso com o uso de certificado digital, o Ministério do Trabalho e do Empregou (MTE) fez uma atualização no CNES. O sistema, agora batizado de CNES Novo – Certificação Digital, é mais seguro e permite o acesso a um volume maior de informações.

Através do sistema, as entidades podem fazer solicitações tais como Pedido de Registro, Atualização Sindical e Atualização de Dados Perenes na página do MTE na internet, utilizando certificado digital.

Além da segurança, o procedimento dispensa as entidades sindicais da entrega de documentos em papel.

O procedimento para obtenção do certificado digital é simples. A entidade sindical acessa a página do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) na internet (www.iti.gov.br) e escolhe uma Autoridade Certificadora (AC).

O passo seguinte é comparecer à sede da AC indicada com os documentos (estatuto social da entidade em vigor e devidamente registrado, prova de inscrição no CNPJ, documentos dos representantes legais, comprovante de endereço e foto 3×4) solicitados para concluir a emissão do certificado digital.

A adesão das entidades sindicais ao certificado digital é facultativa, ressalta o MTE. O que significa que elas poderão acessar o CNES na internet pela forma tradicional.

No caso de adesão, qualquer solicitação futura só poderá ser feita na internet por meio da certificação digital.

Fonte: TI Inside

bpo_fiscal

Posted in:

Deixe uma resposta