Brasileiros lideram ranking mundial de auditoria em 2010

O Brasil ganhou destaque internacional na área de auditoria interna. Dois profissionais do país conquistaram o primeiro e o segundo lugares na classificação mundial nos testes para a obtenção da certificação internacional de 2010. Cerca de 90 mil pessoas, de 150 países, fizeram as provas.

O CIA (Certified Internal Auditors) representa um reconhecimento do Instituto de Auditores Internos (IIA, na sigla em inglês) de que o profissional domina as regras internacionais para atuação. É a certificação mais relevante na área.

Segundo o vice-presidente do Instituto de Auditores Internos do Brasil, Alexandre Apparecido, empresas com atuação internacional exigem a certificação para níveis de liderança.

Pela primeira colocação, Igor Gouvêa ganhará uma viagem para a Malásia, onde será homenageado no congresso mundial da IIA. O profissional tem 30 anos e atua como gerente de uma corretora em São Paulo. Ele está na área há oito anos.

Henrique Carvalho, segundo colocado no ranking mundial, receberá como recompensa o pagamento das despesas para participar do congresso de auditores do Brasil, em Brasília. Aos 25 anos, Carvalho, de Pernambuco, tem quatro anos de experiência na área.

“Os resultados demonstram o quanto a profissão vem ganhando respeito nas empresas. Foi uma conquista muito boa para a profissão”, diz. Ele conta ter ficado sete meses se preparando para os testes.

“Eu estava procurando crescer na área com algo que fosse internacional. O meu objetivo era passar na primeira tentativa”, afirma.

Para Apparecido, o prêmio coloca o Brasil em evidência na área de auditoria interna. “Mostra como estamos avançando na formação de profissionais”, afirma. Segundo ele, isso atesta a oferta de mão de obra local qualificada para empresas que têm ou pretendem ter operações no país.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

homebanner07

Posted in:

Deixe uma resposta