Bancos brasileiros são alvos de ataque na Internet

O Brasil lidera o número de tentativas de roubo de dados bancários pela Internet na América Latina, é o que diz a ESET. De acordo com pesquisas realizadas em março pelo laboratório, 16 bancos brasileiros tiveram seus sites falsificados por phishing.

Em um trocadilho com a palavra “fishing” (que significa “pescaria”, em inglês), esse tipo de ataque visa literalmente “pescar” os dados dos usuários através de sites falsos que funcionam como iscas.

As pesquisas da companhia revelam que três servidores principais estão sendo utilizados na disseminação desse ataque no Brasil, resultando em um total de 63 sites falsos, com terminações .br, .com e .gov.br (prefixo utilizado em sites do governo brasileiro).

“Com esses dados, podemos observar que estamos diante de um ataque mais elaborado que foi desenvolvido por um grupo de criminosos que busca enganar e roubar os usuários”, comenta Pablo Ramos, especialista em Awareness & Research da ESET.

“Os criminosos virtuais do Brasil estão muito focados no roubo de credenciais bancárias. A grande maioria dos ataques é projetada para esta finalidade. O tamanho do país e o grande número de usuários que acessa serviços de home banking são os principais motivos para esse tipo de ataque”.

FONTE: Decision Report    

cofre_digital

Posted in:

Deixe uma resposta