SPED exige maior capacitação dos profissionais

Com o SPED, as empresas passaram a ter que se preocupar em como atender as novas regras do sistema tributário nacional a partir dos seus recursos disponíveis e passaram a demandar maior capacitação de seus profissionais, que têm que acompanhar a nova realidade. Como o SPED engloba diversos módulos, com suas especificidades, é comum encontrar nas empresas profissionais que não conseguem acompanhar tudo o que acontece com o SPED e, em boa parte dos casos, não conseguem investir em sua capacitação/atualização.

Para os analistas da Sispro – Serviços e Tecnologia para Administração e Finanças, é comum encontrar profissionais de vários segmentos da economia que não encontram opções de cursos perto de sua empresa ou moradia, ou também que não conseguem tempo suficiente para estudar todas as novidades do Fisco. Fora dos grandes centros o problema é maior porque nem sempre existem escolas especializadas em SPED nas cidades menores. Apesar de a Internet ser uma boa fonte de informação, ela não dá conta do recado porque as informações são espalhadas e não direcionadas aos assuntos de interesse.

De acordo com Lourival Vieira, diretor de Marketing da Sispro, o conhecimento sobre o SPED também vai além das novas regras e, inclusive, direito tributário, gestão de processos, qualidade dos dados, entre outros aspectos. “Aqui na Sispro temos uma equipe totalmente dedicada a acompanhar as novas mudanças, o que também envolve a participação de outra área da empresa: a de desenvolvimento, porque é necessário que as ferramentas de gestão e serviços de outsourcing que oferecemos ao mercado possam acompanhar este processo”, explica.

Vieira afirma que os profissionais envolvidos com as atividades contábeis e fiscais das empresas necessitam poder contar com apoio externo para muitas atividades, porque nem sempre as equipes das empresas são constituídas em número suficiente para atender a demanda. “É difícil imaginar que um grupo de dois ou três profissionais seja suficiente para atender a toda à demanda do Fisco. A maioria das empresas nem sempre possui um profissional de contabilidade e fiscal dedicado no quadro de funcionários. E como resolver isso? Investir na terceirização dos serviços, por exemplo”, sugere o executivo.

O executivo conta que esta modalidade de serviço também ajuda muito às empresas que desejam manter suas equipes internas nas atividades foco do negócio. “É o caso da Goodcard (Embratec), que administra cartões-convênio nos segmentos de benefícios e de frotas. Ela contratou os serviços de outsourcing da Sispro, terceirizando as tarefas relacionadas à geração dos arquivos do SPED com alguns meses antes do prazo estabelecido pelo Fisco e com isso, puderam se concentrar naquilo que sabem fazer de melhor”, conta.

A oferta do outsourcing de SPED faz parte da campanha ‘SPED no Prazo sem Atraso’ da Sispro, que inclui um pacote de serviços de consultoria e execução de todas as etapas do SPED Contábil para que as empresas não enfrentem problemas com o Fisco. A proposta da Sispro demanda baixo investimento e garante o atendimento da exigência fiscal sem sobrecarga das equipes das empresas. A oferta inclui a preparação, validação e envio das informações contábeis para o Fisco, segundo a legislação, e inclui a guarda dos arquivos gerados no data center da Sispro.

Fonte: Inteligemcia.com.br

homebanner07

Posted in:

Deixe uma resposta