Programa gerador do IRPF 2011 já está disponível na internet

Entre os dias 1º e 29 de abril, os contribuintes devem entregar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2011. O programa gerador já está disponível na página da Receita Federal na internet (www.receita.fazenda.gov.br).

A Receita Federal informa que aperfeiçoou a sua página para esclarecer as dúvidas dos contribuintes. Além do download do programa, os recursos da página incluem campos para o recebimento de eventual restituição, processamento da declaração e regularização de pendências.

No programa de preenchimento da declaração as novidades são a disponibilização de um pequeno glossário com o significado de termos técnicos e de um sistema de busca mais eficiente no “Perguntão” – que é a lista de perguntas e respostas sobre o preenchimento da declaração. Também foi criada uma segunda página no recibo de entrega da DIRPF 2011, para que o número do recibo fique em página diferente do resumo da declaração, já que as informações são usadas com finalidades diferentes.

Outra novidade é que o cálculo do imposto a pagar conforme o contribuinte opte pela declaração completa ou a simplificada fica disponível conforme o preenchimento vai sendo efetuado, ao invés de somente após sua finalização.

Segundo a Receita Federal, o programa é multiplataforma e deve ser usado em um computador que possua máquina virtual Java (JVM), versão 1.6 ou superior, instalada.

O programa coleta e envia os dados do contribuinte à Receita Federal através programa Receitanet Java 2011.

O contribuinte terá acesso a três versões com instaladores específicos, compatíveis com os sistemas operacionais Windows, Linux e MacOS X; a duas versões de uso geral para todos os sistemas operacionais instalados em computadores que atendam às condições exigidas, sendo um instalador e um pacote contendo os arquivos do programa; e a dois pacotes de instalação específicos para distribuições do sistema operacional Linux, compatíveis com Debian e RedHat.

Fonte TI INSIDE

bpo_fiscal

Posted in:

Deixe uma resposta