PMEs contratarão, em média, 3,3 serviços na nuvem até 2014

Um estudo conduzido pela Microsoft, em conjunto com a empresa de pesquisas de mercado Edge Strategies, aponta que 39% das companhias de pequeno e médio portes estarão pagando por um ou mais serviços de computação em nuvem nos próximos três anos. O número representa um aumento de 34% em relação aos atuais 29%. Segundo a pesquisa, nesse prazo, as PMEs utilizarão, em media, 3,3 serviços de cloud, contra dois serviços utilizados hoje. 

Intitulada “SMB Cloud Adoption Study 2011”, a pesquisa ouviu 3.258 companhias com até 250 funcionários em 16 países – África do Sul, Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Japão, Noruega, Reino Unido, Rússia e Singapura – e apontou ainda que as empresas maiores demonstraram uma maior preferência pelos serviços de computação em nuvem do que as menores, com 56% das organizações com entre 51 e 250 funcionários afirmando que esperam pagar por uma média de 3,7 serviços dentro de três anos.

Além disso, o levantamento revelou que a expectativa de crescimento da empresa tem muito pouco impacto sobre a decisão de adotar cloud computing. Praticamente não houve diferença entre as taxas de adoção entre as PMEs que esperam crescer nos próximos três anos (42%) e aquelas focadas especificamente em manter a lucratividade (40%).Isso demonstra, de acordo com os especialistas, que a eficiência e a escalabilidade dos serviços de cloud têm igual importância na tomada de decisão.

Outro dado apontado pela análise é que a presença local dos provedores de serviços de cloud computing é um fator importante para a escolha do fornecedor (82%). O estudo estima que 43% dos serviços de carga de trabalho (workloads) se tornarão serviços em nuvem, enquanto 28% continuarão on-premise e 29% serão gratuitos ou entregues juntamente com outros serviços.

Fonte: Cloud Computing

cofre_digital1

Posted in:

Deixe uma resposta