Pequenos e médios investidores da bolsa ganham ferramenta para calcular IR

Quem faz aplicações em bolsa pode ter alguma dificuldade na hora de declarar os rendimentos ao Leão. As dúvidas são comuns porque, diferentemente de outras aplicações, o mercado de ações tem uma série de regras próprias que dificultam a apuração.

O portal Bússola do Investidor lançou um serviço de olho no filão dos pequenos e médios investidos da bolsa esclarece as dúvidas sobre como elaborar a declaração do imposto de renda que incide sobre as ações e de outros tipos de investimentos.

Denominada Calculadora de IR, a ferramenta faz a apuração do imposto, calcula o preço médio de cada ação, a corretagem e outras taxas e gera a DARF online para o pagamento mensal.

As dúvidas crescem à proporção que aumenta o número de investidores. “Os investidores acham que já estão quites com a Receita ao reter o imposto durante a operação, o que é feito pela corretora. Mas na maioria dos casos, essa é uma pequena parte do valor total que deve ser recolhido. E quem sabe disso tem dificuldade para calcular, pois há várias regras de acordo com o tipo e o valor do investimento”, explica Frederico Fernando Cea Skwara, fundador do portal Bússola do Investidor.

Segundo ele, declarar o imposto de renda não é fácil nem mesmo quando se tem o auxílio de contadores. No caso específico de quem investe em ações, a preocupação duplica pois a regulamentação possui alguns detalhes que, às vezes, passam despercebidos pelo cidadão.

Como exemplo, o executivo conta que há isenção de impostos para quem vende até R$ 20 mil por mês. As despesas podem ser deduzidas do lucro e as perdas compensadas de um mês para outro, etc.

O investidor pode cadastrar as suas operações e a corretora na página do Bússola do Investidor ou por meio do serviço pago Bússola PRO, para fazer a importação dos dados utilizando a nota de corretagem fornecida pela própria corretora.

Os procedimentos estão em conformidade com as Instruções Normativas 25/2001 e 487/04, que definem o imposto de renda devido sobre os ganhos líquidos em operações realizadas em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas do Brasil.

Frederico ressalta que, com a Calculadora de IR, o usuário tem a possibilidade de trabalhar com mais de uma corretora simultaneamente e ter uma visão geral da carteira do cliente, com cotações, lucro atual, risco e outros dados importantes para quem investe.

O usuário do Bússola PRO pode montar o relatório completo para a declaração anual, numa tela igual à do programa de declaração da Receita Federal.

Fonte : TI Inside

cofre_digital

Posted in:

Deixe uma resposta