Secovi-SP passa a emitir certificação digital para associados

Para atender as empresas que precisam de certificação digital para entrega das obrigações fiscais pelo meio eletrônico, o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) passa a oferecer esse mecanismo de segurança para suas associadas. A entidade implantou em sua sede, na capital, uma Autoridade de Registro (AR), credenciada para emitir os certificados para seus associados com preços diferenciados.

A certificação digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam feitas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude ocorram.

Esse mecanismo é obrigatório para envio de documentos online para o Fisco, como é o caso da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e os livros fiscais pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). 

A certificação digital surgiu no Brasil em 2001, quando o governo federal identificou necessidade em agilizar e informatizar seus processos. Com o passar do tempo, diversos setores aderiram esse mecanismo para realizar serviços de forma segura. Em 2006, por exemplo, a Receita Federal passou a exigir o envio de declarações por meio eletrônico da empresas que optam pela tributação pelo lucro real e arbitrado.

A partir de 2010, as empresas que declaram com opção pelo lucro presumido também se enquadram nessa necessidade, ou seja, todas as empresas do mercado imobiliário. Atualmente, contabiliza-se cerca de 1,3 milhões de empresas enquadradas nesse regime terão, obrigatoriamente, de obter certificação digital.

Fonte: Computerworld

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