Computação na nuvem: Empresas buscam retorno rápido dos investimentos

A praticidade será a tônica das corporações em 2011 e, nessa linha, cloud computing desponta entre as seis tendências tecnológicas do ano, capazes de tornar os sistemas de missão crítica mais produtivos, seguros e eficientes, reporta a Unisys.

As demais são: a consumerização de TI, o social computing (mais visível pelas redes sociais), o smart computing, os appliances e a segurança virtual. De acordo com Fred Dillman, CTO da companhia, as companhias buscam um retorno tangível e rápido dos investimentos em TI.

“Como o controle rigoroso de custos continua sendo uma realidade, as organizações procuram por tecnologias que poupem dinheiro, aumentem a produtividade dos trabalhadores e resolvam problemas urgentes de segurança. Acreditamos que as organizações farão investimentos bem direcionados em tecnologias emergentes para usos muito práticos em ambientes de missão crítica”, destaca o executivo.

Nessa linha, computação na nuvem é uma das tendências tecnológicas de 2011. Para a Unisys, cloud computing passará rapidamente de projetos-piloto para a produção, com nuvens privadas na liderança. Muitas organizações continuam se preocupando com a transferência das cargas de trabalho essenciais para ambientes públicos de nuvem. Isso tem limitado alguns aplicativos de nuvem a ambientes de teste e desenvolvimento.

A empresa acredita que, nos próximos 12 meses, as organizações implementem ambientes privados de cloud computing para aplicações específicas de produção. Esse, segundo o levantamento da Unisys, será um passo fundamental para a utilização mais ampla de ambientes de nuvem pública nos próximos três anos.

“Estamos começando a perceber que as organizações estão deixando de fazer experiências com as nuvens privadas para começar a implementá-las e executá-las”, afirmou Dillman. “Também esperamos ver uma maior utilização de aplicativos hospedados no modelo “software como serviço” à medida que os clientes procuram aproveitar as economias de custo da nuvem de forma rápida e eficiente. A segurança de dados na nuvem continuará sendo um aspecto fundamental, e esperamos ver um grande crescimento na área de tecnologia de segurança da nuvem”, completou o executivo.

A Unisys aposta também que as tendências de consumerização de TI continuarão se expandindo dentro dos ambientes corporativos, à medida que as novas gerações de potentes dispositivos móveis de consumo, tais como smartphones, netbooks e tablets, continuam a proliferar, tomando o lugar dos PCs e laptops como as tecnologias preferidas dos usuários corporativos.

Isso levará a mudanças significativas nas necessidades de suporte aos usuários finais e da interação com os clientes dentro da empresa. E um número maior desses dispositivos está sendo usado para acessar os aplicativos essenciais, além do e-mail corporativo e do telefone.

Fonte: Convergência Digital

cofre_digital1

Posted in:

Deixe uma resposta