Cloud computing demanda novos conhecimentos dos profissionais de TI

Conforme ganha terreno nas empresas de diferentes setores e indústrias, a computação em nuvem vem transformando não apenas a organização das áreas de Tecnologia da Informação dessas companhias, mas principalmente mudando as demandas e especializações necessárias ao profissional de TI.

As grandes empresas, por exemplo, devem ver suas forças de trabalho de TI se dividindo em duas partes, conforme prevê Colin Smith, arquiteto e consultor de TI. Segundo o especialista, uma delas ficará responsável pela criação e operação de nuvens internas e outra por gerenciar o uso dos serviços de cloud computing pela organização.

Além dessa mudança estrutural na área de TI, porém, Smith enumera algumas especializações e conhecimentos que passarão a ser importantes para os profissionais de TI à medida que a computação em nuvem ganha força. Entre elas ele cita:

Análise e gerenciamento dos serviços de TI – entender quais serviços podem ser alocados para a nuvem e quais serviços de cloud são mais apropriados para cada um deles.

Gestão de fornecedores – o bom gerenciamento dos diferentes provedores de serviços de cloud será fundamental para maximizar economias de custos, sem a perda da eficiência operacional.

Gestão de riscos – a identificação, avaliação e priorização dos riscos associados a cloud computing será o primeiro passo para entender as oportunidades existentes para a sua organização.

Compliance e governança de TI – o cumprimento a padrões regulatórios impactará diretamente a forma como alguns serviços são gerenciados e como eles podem ser levados para o ambiente de cloud computing.

Fonte: Convergência Digital

auditoria_sped

Posted in:

Deixe uma resposta