Cartórios emitem certificado digital

Assinatura eletrônica, que comprova a autenticidade de documentos digitais, é cada vez mais exigida
Quando se fala em assinatura, uma das primeiras associações que fazemos é com cartórios. Afinal, são os notários, ou tabeliães de notas, que reconhecem a assinatura, atestando que ela é verdadeira. Agora, com a certificação digital, não será diferente. Os cartórios de notas do estado de São Paulo estão preparados para emitir certificados digitais. Pelo menos 20 cartórios já estão cadastrados para atender a população e dezenas estão sendo credenciados.  “A validação dos certificados digitais está inserida na competência dos notários e os cartórios de notas estão preparados para emitir a certificação”, explica Ubiratan Guimarães, presidente do Colégio Notarial do Brasil seção São Paulo (CNB-SP).

A partir deste mês, a Prefeitura de São Paulo passará a exigir assinatura eletrônica na emissão de nota fiscal de serviço para contribuintes cadastrados, com exceção para as empresas do Simples Nacional. A demanda, portanto, será grande.  Por isso, alerta o CNB-SP, quanto antes as pessoas jurídicas procurarem o cartório, melhor.

Para comprovar a autenticidade de documentos, expressar concordância com alguns procedimentos, declarar responsabilidade, entre outros, há muito tempo são usadas assinaturas, carimbos e selos. Atualmente, porém, muitas dessas atividades passaram a ser realizadas por meio da internet.  É aí que entra a certificação digital.

A certificação digital é uma tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos tenham avaliadas a sua integridade, autenticidade e confidencialidade, evitando adulterações, interceptações ou outros tipos de fraude.

Fonte: Document Management

bpo_fiscal

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