Maturidade da gestão de infraestrutura de TI continua baixa no Brasil

O nível de maturidade da gestão de infraestrutura de TI do mercado brasileiro ainda está abaixo da média desejada: em uma escala de 1 a 5, o país recebeu nota 2,5 neste ano, pouco acima dos 2,4 registrados em 2009, de acordo com a segunda edição do estudo “Brazil Infrastructure Maturity X-Ray”, realizado pela consultoria Accenture em parceria com a IDC.

Para definir nível de maturidade do mercado brasileiro em relação à gestão de infraestrutura de TI das organizações o estudo considerou cinco níveis distintos como: inicial, replicável, definido, gerenciável e otimizável, pelos quais as empresas precisam passar para alcançar a excelência desejável. Considerando as oito áreas-chave de TI selecionadas para o estudo – TI verde & data center, segurança, redes, mobilidade, análise de investimentos em TI, delivery, suporte e governança –, o destaque é o aumento dos investimentos das empresas em inovação, que saltou de 35% no ano passado para 40% do orçamento de TI neste ano.

“Apesar da maturidade da gestão de infraestrutura de TI ainda estar abaixo da média esperada, o crescimento de investimentos em iniciativas estratégicas pode ser um indicador do amadurecimento do mercado como um todo, apesar de existir a possibilidade de influência de execução de investimentos represados no ano anterior em função da conjuntura econômica”, avalia Ricardo Chisman, líder para a área de consultoria em tecnologia da Accenture.

Algumas áreas apresentam uma baixa pontuação em relação ao nível médio de maturidade alcançado (que foi 2,5). São elas: delivery, que obteve a média mais baixa do estudo; segurança e suporte, que foram avaliadas em 2,3, 2,4 e 2,4 respectivamente. Outras conclusões gerais apontam que a adoção de cloud computing ainda é baixa (27%) e que as empresas continuam a planejar melhor do que executam.

“Para que o Brasil seja maduro em gestão de infraestrutura de TI é necessário disciplina no planejamento e atenção na execução de todo o processo de melhoria, o qual deve ser tratado de forma integrada e não pontualmente. Com os resultados deste estudo, a Accenture orienta os gestores de tecnologia a compararem suas empresas com a média do mercado. Assim, ajudamos as organizações a estruturarem estratégias de gestão e executar ações para atingir a alta performance em seus negócios”, diz Jesus Lopez Aros, líder para a área de infraestrutura de TI da Accenture.

Para o estudo, foram entrevistadas, durante os meses de agosto e setembro de 2010, mais de cem organizações de grande porte de diversas áreas, tais como serviços financeiros, telecomunicações, saúde, governo e comércio.

Fonte: TI Inside

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