52% dos usuários brasileiros de banda larga utilizam apenas web móvel

Uma característica peculiar ao mercado brasileiro é o alto índice de pessoas que utilizam somente a internet móvel.
Segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) pela Acision, durante o Futurecom 2010, entre os usuários de banda larga móvel, 52% só se conectam à internet a partir de dispositivos móveis, ante 48% que possuem acesso fixo e móvel. Nos Estados Unidos, os índices são de 20% e 80%, respectivamente. No Reino Unido, 17% e 83%. “O acesso exclusivo por internet móvel é muito mais alto no Brasil porque é utilizado como alternativa ao acesso fixo”, explica Steven van Zanen, vice-presidente de marketing da Acision.

Em uma análise mais abrangente, a pesquisa revela que 66% dos consumidores de banda larga ainda não utilizam web móvel. De acordo com o levantamento, 6,1 milhões (14%) dos consumidores brasileiros consideram adotar o serviço e 7,3 milhões (16%) simplesmente não conhecem os benefícios que podem obter.

Entre os consumidores que ainda não utilizam internet móvel, 55% acreditam tratar-se de um serviço muito caro, 31% dizem não precisar desse tipo de conexão e 14% consideram a sua adoção. Outros 13% acreditam que a internet móvel seja pouco confiável, 11% não veem nenhuma vantagem em utilizá-la e 5% não conhecem o serviço.

A pesquisa da Acision também identificou que 44% dos usuários de internet móvel utilizam-na para assistir a vídeos.
O número é superior ao registrado no Reino Unido, onde 36% dos usuários de banda larga  móvel utilizam a internet para essa finalidade. De acordo com Van Zanen, os números evidenciam a necessidade de as operadoras e provedores de serviços investirem em capacidades, serviços e políticas que melhorem a qualidade da experiência dos usuários com vídeo em suas redes.

Fonte: Convergência Digital

Posted in:

Deixe uma resposta