Nova versão do arquivo XML entrará em vigor em janeiro de 2011

A nova versão do arquivo XML (2.0), para emissão e validação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) será aceita em Santa Catarina somente a partir de janeiro do próximo ano, informa a Secretaria da Fazenda.

Isso significa que a versão atual (1.10) teve a sua validade estendida para até o dia 31 de dezembro de 2010.

Entretanto, todos os contribuintes catarinenses devem providenciar a migração de versão para evitar problemas futuros, adverte o Fisco estadual. Quem não fizer a migração corre o risco de ter o arquivo XML rejeitado, o que impossibilidade a emissão da NF-e e a acarreta sanções tributárias.

Enquanto o Fisco de Santa Catarina prorroga o prazo de implantação da nova versão do arquivo XML, para emissão e autorização da NF-e, entidades de classes do Estado promovem cursos para esclarecer os contribuintes sobre o tema.

No final deste mês, o Sescon/SC (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), realizará o curso sobre NF-e, com o objetivo preparar os participantes para implantação e uso prático da NF-e nas empresas.

Além disso, a entidade pretende transmitir informações sobre fundamentos legais, implicações e uso prático através de software de gestão empresarial (ERP).

O curso é dirigido a contabilistas, escriturários, consultores, empresários, profissionais da área de faturamento, desenvolvedores de software e outros interessados.

Especialistas irão abordar conceitos do projeto da NF-e, processo de credenciamento e assinatura digital, interação com as Receitas Federal e Estadual, processo de validação e transmissão da NF-e, cancelamento e inutilização do documento fiscal, processo de contingência etc.

Programado para o dia 30 de junho, na cidade de Joinville, o curso será realizada das 13h às 17h45. A taxa de inscrição varia de R$ 180,00, para associados da entidade, e de R$ 240,00, para não associados.

 

TI Inside

Posted in:

Deixe uma resposta