Avaya implanta solução com hardware para criptografia

Para passar emitir a Nota Fiscal eletrônica (NF-e), a Avaya adotou a solução completa de software de gestão fiscal e hardware para criptografia e guarda de certificados digitais e documentos emitidos, fornecida pela NFe do Brasil.

A empresa, especializada em telefonia IP, comunicações unificadas e contact centers, fatura cerca de R$ 300 milhões no Brasil e emite 700 notas fiscais, em média, relativas a produtos.

O principal desafio era a instalação de uma solução que garantisse a eficácia no funcionamento do sistema, uma vez que o software de gestão integrada (ERP) da empresa está hospedado nos Estados Unidos, sede da matriz.

A empresa adotou o NF-e Server, que além da emissão de notas fiscais, permite acompanhar o trâmite de cada documento enviado, recebido, cancelado e inutilizado. Permite também a visualização e impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).

Para que a integração fosse possível, o trabalho de preparação do ambiente da Avaya, que roda a plataforma de ERP da SAP, foi feito a quatro mãos, explica Marco Antônio Zanini, presidente da NFe do Brasil.
“Desenvolvemos um software para conectar a solução de NF-e com o ERP utilizado do cliente para emissão e controle dos documento fiscais”, conta o executivo.

No projeto, a NF do Brasil forneceu dois módulos HSM (Hardware Security Module) Net D-Fence, dos quais um foi enviado para os Estados Unidos. “O outro fica aqui como forma de contingência”, comenta Zanini.

Um dos aspectos importantes decorrentes do projeto foi a redução dos custos porque a empresa parou de ter gastos com a compra de formulários e de manutenção das impressoras matriciais.

Também houve ganhos em produtividade, já que a DANFE é impresso em papel comum, o que facilita os processos internos de liberação de mercadoria, acrescenta Frank Wundheiler, Diretor Financeiro da Avaya.

A compatibilidade com quaisquer ferramentas de ERP disponíveis no mercado foi um dos fatores que influenciaram a escolha do NF-e Server. “Além de utilizar hardware próprio e dedicado na instalação da solução, a NFe do Brasil dispõe de profissionais qualificados para o treinamento, suporte e manutenção do projeto”, acrescenta o executivo.

Composta por hardware, software e serviços, a plataforma NF-e Server permite a emissão, gerenciamento e a guarda da NF-e emitida.

Já o HSM Net D-Fence é um repositório seguro para chaves criptográficas e um provedor de serviços criptográficos, como assinatura digital, geração de chaves e autenticação, entre outros.

Desenhado para oferecer proteção no armazenamento de chaves de acordo com padrões internacionais, é aderente aos padrões de mercado para garantir interoperabilidade e facilidade de integração.

Fonte: TI Inside

Deixe uma resposta