Assinador Digital será anunciado nesta terça-feira, 25, pelo ITI

O Assinador Digital de Referência, que surgiu como resultado de um acordo de cooperação firmado entre o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e o Colégio Notarial do Brasil (CNB), será formalmente apresentado nesta terça-feira, 25, em Brasília.

O evento de apresentação, que será na sede do ITI, acontece em resposta ao acordo firmado entre os dois órgãos no início do mês de Brasil.

Na oportunidade, ficou estabelecido um protocolo de intenções para a criação de um assinador digital de referência do Padrão Brasileiro de Assinatura, que ficaria disponível por 24 meses na página do ITI na internet (www.iti.gov.br), podendo ser baixado pelos usuários sem qualquer custo.

O desenvolvimento do assinador digital foi patrocinado pelo CNB. Já as especificações das políticas de assinatura são normatizadas pela ICP-Brasil.

Na próxima quinta-feira, 27, o presidente do ITI, Renato Martini, e o assessor da Secretaria de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Rogério Vianna, representarão o Brasil na XXIII Reunião do Subgrupo de Trabalho 13, na Argentina.

Esse subgrupo debate as questões relacionadas ao comércio eletrônico. Os principais temas que serão debatidos durante o evento são: coordenação da firma digital, proteção de dados personalizados e a consideração dos aspectos vinculados ao comércio eletrônico, avanços no projeto Mercosul Digital.

Outro tema a ser abordado é a possibilidade de ampliação da pauta do Subgrupo de Trabalho 13, o SGT-13, criado em maio de 1999 pelo GMC (Grupo Mercado Comum).

Composto por representantes do governo de cada país do Mercosul, esse subgrupo prioriza o desenvolvimento de um programa comum de competências em TICs (Tecnologia da Informação e Comunicações) para a região, considerando infraestruturas físicas e lógicas, além de recursos humanos, legais e financeiros compartilhados.

O objetivo é tornar viável a implementação de práticas de comércio eletrônico no Mercosul.

Fonte: TI Inside

Posted in:

Deixe uma resposta