Virtualização é apontada como principal iniciativa de ‘TI verde’

As empresas cada vez mais estão adotando a virtualização como medida para economizar energia, espaço e custos, de acordo com pesquisa encomenda à empresa de estudos estratégicos Illuminas pela Cisco. O estudo celebra mais de 15 anos da certificação CCIE (Cisco Certified Internetwork Expert) e teve como propósito entender melhor como serão as infraestruturas digitais ao longo dos próximos cinco anos.

Segundo o levantamento, mais de dois terços dos profissionais com CCIE disseram que a virtualização será o principal investimento em rede nos próximos cinco anos, à medida que os CIOs se concentram na redução de custos com TI. Esses profissionais acreditam que a eficiência energética nos data centers será a principal iniciativa de rede “verde” dos próximos cinco anos.

Além disso, avaliam que conforme as organizações implementam tecnologias de colaboração integrando fronteiras geográficas e de negócio, a segurança de rede continuará a ser componente crítico da estratégia de TI. Por isso, dizem que é crítico que profissionais de rede permaneçam atentos para evitar um volume crescente de violações internas e externas de segurança que ameaçam as redes atualmente. Ao longo dos próximos três a cinco anos, a gestão de risco e segurança serão as qualificações de rede mais requisitadas, de acordo com 64% dos participantes do estudo. Um em cada três entrevistados acredita que violações de segurança da informação e rede permanecerão como principal preocupação de CIOs nos próximos cinco anos.

Outra constatação do estudo é que as comunicações unificadas produzirão colaboração ampliada entre a força de trabalho, de acordo com 47% dos profissionais com CCIE. Trinta por cento dos entrevistados acreditam que lidar com as necessidades de uma força de trabalho global e altamente colaborativa será a principal preocupação de CIOs nos próximos cinco anos. Eles apontam também que as soluções de colaboração e conferência por web terão papel essencial, conforme as empresas se preparam para lidar com as complexidades desse ambiente global de negócios altamente móvel e colaborativo.

Cinquenta e dois por cento dos entrevistados acreditam que soluções de vídeo em tempo real, tais como a telepresença, serão uma das principais iniciativas “verdes” com impacto em redes e engenheiros de rede. Profissionais com CCIE concordam que o uso de vídeo para colaboração está crescendo, com 25% dos entrevistados declarando que vídeo será a principal tendência de rede nos próximos cinco anos.

Fonte: TI Inside

Posted in:

Deixe uma resposta