Adequação ao e-Lalur será o próximo desafio das empresas

O e-Lalur (Livro Eletrônico de Escrituração e Apuração do Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido da Pessoa Jurídica Tributada pelo Lucro Real) será o próximo grande desafio com o qual as empresas terão que se deparar.

Mesmo que os seus procedimentos e regras não estejam ainda totalmente consolidados. Um grupo de trabalho, o mesmo que atuou na preparação do SPED Contábil, se dedica à elaboração do lay out e do Programa
Validador e Autenticador (PVA).

O trabalho se estenderá ao longo de 2010 e a expectativa é de que fase de teste piloto comece a partir do próximo ano. Embora seja uma previsão, as empresas devem se preparar para cumprir mais essa exigência do Fisco, avalia Dulce Marchiori, gerente de relacionamento da Alliance, empresa que faz parte do grupo de trabalho. “Elas devem ficar atentas à qualidade e a integridades das informações”, explica.

Isso porque a Receita Federal pretende avançar no processo de integração das informações, fazendo o cruzamento dos dados contidos nos arquivos do e-Lalur e do SPED Contábil.

Quando entrar em vigor, o e-Lalur será uma obrigatoriedade para as empresas enquadradas no regime do Lucro Real. A relação contempla um universo de 40% empresas no Brasil, cujo faturamento anual é superior a R$ 48 milhões.

Dulce chama a atenção, também, para o calendário de implementação do e-Lalur. O tempo foi um fator crítico no esforço de adequação a outras exigências e as empresas devem ficar atentas caso o mesmo se repita com essa obrigação.

Fonte: TI Inside

Posted in:

Deixe uma resposta