Cresce o uso de procurações eletrônicas no Brasil, diz Receita Federal

O uso de procurações eletrônicas – instrumento que permite a outorga poderes a terceiros para que utilizem, mediante certificado digital, os serviços disponíveis no e-CAC (entro virtual de atendimento ao contribuinte) – está crescendo no Brasil.

Segundo levantamento divulgado pela Receita Federal, entre janeiro e 9 de março de 2010 foram aprovadas 156.347 procurações. Durante todo o ano passado, foram contabilizadas pouco mais de 130 mil emissões.

Essa evolução é importante porque reduz as filas para atendimento presencial nos postos da Receita Federal. Outras vantagens são a redução de custos para contribuinte e a perspectiva de prioridade no atendimento nos casos em que não é possível resolver pendências via internet.

Com a procuração eletrônica, o contribuinte pode obter declarações com assinatura digital através do serviço Receitanet. Além disso, ele tem acesso aos comprovantes de arrecadação, pode fazer a retificação de Documentos de Arrecadação (Redarf Net), verificar a sua situação fiscal e parcelar débitos.

TI Inside – 18 de março de 2010, 13h35

Posted in:

Deixe uma resposta