Brasil poderá ter mais de 1,5 milhão de emissões em 2010

A Instrução Normativa 969, que dispõe sobre a obrigatoriedade de apresentação de declarações com assinatura digital, deverá aumentar consideravelmente a emissão de certificados digitais no próximo ano.

A obrigação alcança todas as empresas enquadradas no regime de tributação baseado no Lucro Real, Presumido e Arbitrado.

Estima-se que mais de1,5 milhão de empresas passarão a fazer a entrega de suas declarações e demonstrativos com o certificado digital. Como cada uma delas deverá solicitar pelo menos um certificado digital, é de se esperar que mais 1,5 milhão de certificados digitais sejam emitidos em 2010.

Para Hélder Moreira, da Serasa Experian, é importante alertar as empresas sobre a necessidade de adequarem à nova regra o quanto antes. Ele calcula um crescimento de 400% no número total de clientes de certificados digitais emitidos pela Serasa, que é uma Autoridade Certificadora credenciada pela ICP-Brasil.

“É fundamental que as empresas não deixem para a última hora e acabem perdendo prazos ou causando transtornos desnecessários”, reforça.

A declaração do lucro presumido, utilizando o certificado digital, trará muitas vantagens. Primeiro, a desburocratização, já que o contribuinte poderá fazer a declaração online, que é muito mais rápido.
Outra vantagem é a transparência, pois os representantes legais podem verificar a qualquer momento a situação fiscal da empresa. Além da segurança e a redução de custos.

TI Inside

Deixe uma resposta