Notas Fiscal Eletrônica – NFe do Brasil no Top 10 das empresas de Nota Fiscal Eletrônica

Os prazos estão muito em cima e há falta de profissionais para atender à grande demanda de projetos

O filão de negócios novo promissor para terceirizações de processos no mercado brasileiro é o projeto SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, pelo qual todos os compromissos das empresas do País com o Fisco serão por etapas, feitos de forma eletrônica. Seus componentes principais são a nota fiscal eletrônica (NF-e), 0 SPED Fiscal e o Sped contábil.

O projeto em tese é uma grande mudança de paradigma no sistema fiscal brasileiro. Ao mesmo tempo que faz com que os dados econômico tributários sejam levantados e controlados de forma mais eficiente pelo Estado, pode acarretar a maior arrecadação e diminuir informalidade.

Outro dado importante é que o Sped facilita, organiza e agiliza a vida dos contribuintes, o que no fundo pode resultar em significativa redução de custos operacionais. Além disso, tende a ter impactos ambientais favoráveis, trazendo uma diminuição na quantidade de papel utilizado.

Mas pode gerar maior controle sobre os contribuintes, o que é um tema muito polêmico. Além disso, a adesão de uma empresa ao Sped não se limita ao simples envio de arquivos para autoridades fiscais, como acontece com a declaração de impostos de renda pelas pessoas físicas. O processo envolve uma série de mecanismos de validações e controle para os quais a maioria das empresas não está preparada.

A cultura muito arraigada no Brasil de deixar as coisas para a última hora é outro complicador. Uma recente pesquisa realizada pela consultoria Everis Brasil com 88 empresas que estão entre as 500 maiores do País mostra que apenas metade delas concluiu o projeto de implantação de nota fiscal eletrônica.

Dentre as razões apontadas para o atraso, destacou-se a contenção de custos em meio à crise mundial. É uma situação que as forçará fatalmente a terceirizar a atividade para evitar o pior. Adesões ainda maiores  a processos de terceirizações são esperadas no universo de empresas menores.

Por causa de tudo isso, o SPED é uma fonte de negócios em expansão para fornecedores de software, consultores e provedores de serviços, como IBM, South Consulting,  Deloitte Consulting, Trevisan, entre outros.
TOP TEN

Top 10 das empresas de Nota Fiscal Eletrônica

Fonte: Série Estudos: Outsourcing – 2009

Ligue 0800 723 6330 e conheça a melhor solução de Nota Fiscal Eletrônica e SPED

Deixe uma resposta