Palestras da UNIFIS qualificam auditores fiscais em SPED e NF-e

Na última semana a Unidade de Fiscalização – UNIFIS- realizou uma série de palestras destinada aos auditores fiscais da Secretaria da Fazenda. O seminário foi ministrado na quinta-feira e sexta-feira, pelo auditor Clésio Teixeira.

 O objetivo era esclarecer dúvidas a respeito do Sistema Público de Escrituração Digital- SPED e Nota Fiscal Eletrônica, pois são dois sistemas que tem contribuído para o avanço da informatização na relação entre o fisco e o contribuinte.
 
Para o auditor fiscal, Moisés Elias, o Sistema Público de Escrituração digital é uma ferramenta fundamental para o trabalho dos auditores. “O SPED dá a possibilidade de agilizarmos nosso trabalho, e essa palestra nos orienta como utilizar corretamente essa ferramenta”, declarou.
 
A Nota Fiscal Eletrônica começou a ser implantada em 2008, a partir de setembro outros segmentos serão obrigados a usar a NF-e. Segundo o diretor da UNIFIS, Edson Marques, a utilização do SPED e NF-e vão ser intensificadas no próximo ano. “O caminho natural é a substituição de livros e documentos pelo formato digital, assim teremos mais rapidez no acesso às informações e a fiscalização mais efetiva das operações, inclusive com o compartilhamento de cadastros e informações fiscais.

Deixe uma resposta