Incidentes de segurança aumentaram 91% no último trimestre no Brasil

Os incidentes de segurança aumentaram 91% no último trimestre no Brasil. Esta informação foi divulgada nesta quarta-feira, 05/08, durante evento sobre Segurança promovido pela Check Point, na capital paulista, e que contou com a participação do delegado titular da Delegacia de Crimes Eletrônicos do DEIC, José Mariano de Araújo Filho, e do diretor de Desenvolvimento de Produtos da Check Point em Israel – Appliances, Jonathan Fischbein.

Na presença de cerca de 350 executivos de vários segmentos da indústria e comércio, o delegado titular da Delegacia de Crimes Eletrônicos do DEIC, José Mariano de Araújo Filho, e o diretor geral da Check Point para o Brasil e Cone Sul, Fernando Santos, informaram que, no primeiro trimestre deste ano, houve 218.074 notificações de incidentes de Segurança no Brasil. Um crescimento de 91% em comparação ao registrado no último trimestre de 2008, e cinco vezes mais do que o computado no mesmo período do ano passado.

Já as notificações de tentativas de fraudes totalizaram 173.563, um aumento de 97% em relação ao último trimestre de 2008. Além disso, o número de notificações sobre páginas falsas de bancos brasileiros foi 24% maior em relação ao quarto trimestre de 2008 e 225% mais em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram coletados junto ao Centro de Estudos, Respostas e Tratamento de Segurança do Brasil – CERT.BR e foram apurados em abril.

Por sua vez, a Fecomercio, em outro levantamento, detectou que 57% dos internautas têm receio de fazer compras pela Internet. A pesquisa, que ouviu mil pessoas, também descobriu que 76% delas têm algum tipo de antivírus. Mesmo assim, 14% da amostragem disseram ter sido ou tido alguém na família vítima de operações fraudulentas realizadas pela rede.

Fonte: Convergência Digital

Deixe uma resposta